Programa Cidadania Viva MS

O Programa Cidadania Viva foi instituído pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em 2021, por meio da Lei 5.733/21 e do Decreto 15.797/2021.

O primeiro edital realizado em três etapas disponibilizou 71 bolsas-auxílio a jovens estudantes, de 16 até 29 anos, moradores do município de Campo Grande. O Programa possui quatro pilares de trabalho: Vozes Cidadãs (produção de entrevistas, coberturas com uso de vídeos, podcast, redes sociais digitais); o Prosa Cidadã (que utiliza a técnica da roda de conversa, por meio do diálogo para ações em comunidades e eventos); o Pontes para a Cidadania (utiliza a expressão comunicativa pela Arte por meio de técnicas como o muralismo, o grafite, por meio de linguagens da música, artes visuais, cênicas, danças) e o Rota Cidadã (que tem por objetivo fomentar o conhecimento da história do Estado, do patrimônio material e imaterial de Mato Grosso do Sul).

Em resumo, o objetivo é estimular e disseminar ações por meio do protagonismo juvenil à produção de informação e conteúdos comunicativos, cobertura de eventos, entrevistas, (divulgados no blog, podcast, canal YouTube, redes sociais digitais do Programa), de maneira objetiva à população. Para tanto, vale-se da metodologia da educomunicação, de caráter transversal, dando visibilidade às ações do Programa e, consequentemente, das pastas envolvidas estruturando esses materiais próximo a estrutura e linguagem jornalística de maneira pedagógica e mais informal. Esses conteúdos contribuem para a divulgação das ações das pastas envolvidas como das demais Secretarias e/ou órgãos governamentais, inclusive do Terceiro Setor, considerando pautas de interesse público à sociedade campo-grandense.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Governo de Mato Grosso do Sul / SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura)
Última Atualização junho 27, 2025, 14:43 (UTC)
Criado junho 27, 2025, 14:40 (UTC)